Barack Obama venceu de forma categórica. Necessitava de 270 votos do colégio eleitoral americano e bem antes do final da apuraçaõ dos votos, já contava com mais de 330 votos.
Obama exala mudança em seus discursos, mudanças que os EUA tanto precisam e que, esperamos, traga melhorias em toda a economia mundial.
Os americanos passam neste momento pela pior crise de sua história desde a quebra da bolsa de New York, em 1929. Milhões de pessoas perderam suas casas como desfecho da falência do setor imobiliário do país e esta crise afetou todo o mundo.
Bolsas caíram, moedas desvalorizaram frente ao dólar e bilhões e bilhões foram perdidos no confuso jogo do mercado das bolsas de valores.
Tudo que acontece nos EUA, afeta o mundo pois ainda são os americanos o país mais poderoso e influente que existe.
Ainda bem que os americanos abriram os olhos e afastaram o desastre republicano da Casa Branca. Jonh MacCain era visto como uma continuidade de George W. Bush e isso 70% do mundo não queria!
Esperamos que o 1º presidente negro, com raízes quenianas e nome árabe, consiga modificar o panorama atual, que saiba, de forma diplomática, acabar com a mal planejada ocupação militar do Oriente Médio e que políticas externas absurdas, como o embargo à Cuba, por exemplo sejam repensadas.
São 4, no máximo 8 anos se for reeleito para cumprir e colocar em prática estas mudanças tão aguardadas por todos.
Obama faz história e nós temos a honra de presenciar isso. Um país tão dividido entre brancos e negros uniu-se por uma causa comum: A esperança de dias melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário